terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Vítima?


“Mas Gabriel, outro texto sobre esporte, você só sabe falar sobre isso, esporte é ópio do povo, mimimi...”

Sim, é outro texto de esporte. Enquanto a inspiração lírica não volta, falo do trivial.

Queria eu estar compondo um poema com vários lirismos, um poema parnasiano, romântico ou realista mas adivinha? A minha inspiração foi pro caralho junto com o resto da minha paciência com o mundo.

Então, sem mais delongas:

Queria falar aqui sobre Floyd Mayweather. Ex super campeão de boxe, ex dono de trocentos cinturões, milionário que só o caramba, e como todo milionário que não se preparou pra ser, ostenta mais que qualquer funkeiro brasileiro e é chato igual um militante político.

Pois bem, Mayweather resolveu falar de MMA recentemente. Boxe e MMA, apesar de semelhantes,  trazem grandes diferenças entre si. Muitos boxeadores não gostam de MMA (o próprio Mayweather, inclusive) e oferecem uma certa resistência ao esporte. Justo, ninguém é obrigado a gostar de nada.

Como qualquer ser vivo que não tenha total aversão ao esporte e leia uma ou outra notícia, nós sabemos  que o atual campeão dos penas do UFC, Conor McGregor, é um chato de galocha. Utiliza-se bastante do trash talk para promover suas lutas, inclusive desrespeitando os adversários. Só que, ao contrário de muitos que já vimos, esse prometeu e cumpriu. O cara derrotou  “só” o José Aldo em 13 segundos. Só isso.

Ai o Floyd vai lá e fala isso:

“- Eu não conheço direito esse McGregor, nunca o vi lutar. Ouvi seu nome de um dos boys aqui da companhia (...) Ele me contou sobre esse McGregor, me disse que ele provoca muito e as pessoas o adoram por isso, mas quando eu o fazia, diziam que sou arrogante e convencido. Tão tendenciosos! Como já disse, eu não sou nem um pouco racista, mas estou te dizendo: racismo ainda existe

Meu Deus Floyd! Não poderia estar mais errado... Explico logo o porque:

  1. Pra quem acompanha o esporte com mais afinco sabe que Conor McGregor não é unanimidade em lugar nenhum. Na  Irlanda, apesar de ele ser ídolo nacional, há muita gente que critica ele. Dá pra comparar com o Neymar aqui. Em determinados lugares (Leia-se:  Brasil) ele é simplesmente odiado (aqui a comparação cabe mais com o David Luiz talvez). Ou seja, dizer que “as pessoas o adoram” é meio que forçação de barra.
  2. “Mas quando eu o fazia, diziam que sou arrogante e convencido.” Porque ele é. Floyd vive ostentando, vai me dizer que isso não é coisa de gente convencida?
  3. “Eu não conheço direito esse McGregor, nunca o vi lutar.” Quem quiser vai no google e procura o vídeo em que o Mayweather dá piti porque uma senhora não conhecia ele
  4. Floyd Mayweather, pra quem não sabe, é nada mais, nada menos do que o atleta mais bem pago do mundo. 4.4 milhões de pay-per-view em sua última luta contra Manny Pacquiao, tendo movimentado mais de 400 milhões de dólares em uma única luta. O recorde máximo de pay-per-view na história do UFC foi de 1.6 milhões.

Eu não preciso nem me estender muito pra dizer que o Mr. Floyd viajou na batatinha legal né?

Detalhe que o estilo de boxe do Mayweather, esportivamente falando, é extremamente eficiente, porém não é lá muito atrativo. Basta ver que a sua luta contra Pacquiao rendeu muita discussão sobre o verdadeiro vencedor. E talvez esse seja o ponto onde McGregor chame mais atenção, pois além do trash talk, Conor é dono de um estilo de luta atrativo e que dá resultados que não deixam muita dúvida além do clássico “se”.

Eu nem vou me estender na questão de racismo. Todo mundo sabe que ele existe sim. Mas não é esse o problema aqui, tá provado lá em cima.

“Então porque raios o Mayweather tá reclamando?” Simples. Floyd é desesperadíssimo por atenção. É praticamente uma diva. Se alguém não viu qual foi a reação do mesmo quando uma senhora disse que não o conhecia (situação inclusive mencionada acima) vai entender tudo o que eu disse agora.

E que fique uma coisa bem clara: Não gosto nem de Mayweather, nem de McGregor. Assim como eu também não gosto do Ibrahimovic, pelo mesmo motivo. Porque eles são convencidos e bocudos. E eu detesto gente assim. Aliás, também não gosto de gente que se faz de vítima sem ser. Mais um motivo pra não gostar do Floyd também. E, talvez, o principal motivo para ter escrito esse texto.

É isso por hoje. Até o próximo texto!

Nenhum comentário: